A Casa da Cultura "Rogério Cardoso", que está sendo disponibilizada à população hoje, em Mococa-SP., é uma espaço que abriga três museus: O de Artes Plásticas "Quirino da Silva"; o Histórico Pedagógico "Marquês de Três Rios" e o de Arte Sacra "Iria Josepha da Silva".
Dentro das características atuais da funcionalidade dos espaços culturais, estará inserido em todas manifestações artísticas possíveis.
Trata-se realmente de um ganho significativo para toda cidade e região, pois os museus em questão possuem um significativo acervo, notadamente o MAP, com obras de Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Walter Levy e outros de notoriedade da produção contemporânea; e uma sala dedicada às obras do escultor mocoquense de expressão mundial, Bruno Giorgi.
Restauração
O prédio em estilo neoclássico francês foi construído em 1929 pela Sociedade Italiana Doppo Lavoro, que mais tarde fizeram a doação do mesmo para a criação da "Escola Profissional Mixta -Francisco Garcia", que funcionou até a década de 1990, sendo então desativado.
Dentro dos trabalhos de restauração do prédio em questão, no ano de 2008/9 o Athelier Pimentel assumiu os trabalhos de restauração da "Sala da Diretoria", espaço este consignado na parte térrea do edificio, com 27 m².
Decorada com pintura tipo papel de parede (máscara art noveau); em painéis com motivos florais nas cores azul ultramar, rosa antigo claro e escuro; sobreposto sobre fundo vermelho óxido e com molduras rosa antigo claro.
A pintura efetuada em têmpera de caseína, estava completamente destituída de sua fixação original, com pigmentação solta (pulverizada).
A parede defronte à porta de entrada principal é a que se encontrava com maiores áreas de perda total da pintura mascarada, restando apenas o fundo vermelho pulverizado.
Registravam-se diversas fissuras e agressões no pano de reboco, além de escorrimento de calda de cimento e outras sujidades recentes da reforma atual.
Procedimentos
Devido ao fator de pulverização de toda área pintada, procedemos sua colagem e posterior limpeza. Em seguida foram feitas as colmatações das fissuras existentes, a masticagem e nivelamento do suporte para a reintegração cromática, pontual e tratteggio, e nas áreas com perda total a reconstituição através de máscaras estêncil.
Na pintura de restauração usamos a técnica de "encáustica a frio" (à base de cera de abelha saponificada, pigmentos e cmc -carboximetilcelulose-, técnica esta de reconhecida confiabilidade, por se tratar de material reversível, hidrófugo e de dimensionamento térmico altamente compatível com nosso clima.
Após todo este procedimento foi aplicada uma proteção com verniz de base acrílica.
Mostra do Restauro
Desta forma o Athelier Pimentel - Arte e Restauro, vem consolidando seus trabalhos em prol da preservação do patrimônio histórico cultural, oferecendo um serviço qualificado e com o uso de técnicas e materiais compatíveis e reversíveis, respeitando os princípios que norteiam a preservação e restauro.
Francisco Sérgio Pimentel
Conservador Restaurador
Mococa-SP. 07/março/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário