Na conservação e restauração de pintura parietal é comum nos depararmos com repinturas; as quais sobrepõem o original, ao mesmo tempo que sinalizam historicamente as tendências das modas decorativas, suas técnicas e materiais; além de mostrar o bom ou mau gosto dos proprietários e habitantes destas edificações.
Este artigo mostra as etapas iniciais de um trabalho de recuperação da pintura original de um barrado, que circunda o vasto Salão de Jantar de um casarão neoclássico, em Mococa-SP.
A edificação é de 1895 e tem em todos seus cômodos uma ornamentação de rodateto ainda intacta. Apenas o Salão de Jantar e o corredor de acesso ao mesmo possui decoração diferenciada sendo as paredes recobertas pela técnica da escaiola (imitação de mármore). Neste salão é que estamos desenvolvendo os trabalhos de recuperação da pintura original do barrado.
Mediante sondagem estratigráfica conseguimos detectar duas repinturas; sendo a última em esmalte sintético e a primeira em tinta óleo. Adotamos a remoção química em primeiro estágio com o uso de solventes à base de hidrocarbonetos parafínicos e cetonas o que mostrou-se satisfatório na camada da última repintura. Quanto à remoção da primeira repintura o uso de detergentes à base de metassilicato de sódio foi de melhor resposta, ficando a decapagem mecânica restrita aos pontos muito resistentes aos solventes. Nas fotos abaixo podemos observar diversos momentos do trabalho que está sendo efetuado:
Barrado com repintura em esmalte sintético
Outra perspectiva do barrado
Área selecionada para prospecção cromática
As três camadas identificadas
Perspectivas da decapagem
Amostragem das três camadas pictóricas
Barrado com decapagem parcial
Vista parcial do barrado em decapagem
Note as divisões em painéis
(serão também retiradas)
Por estas imagens podemos notar as diferentes técnicas usadas, sendo original a pintura em escaiola, a primeira repintura em tinta óleo e a última em tinta esmalte sintético.
Após a remoção destas intervenções será feita uma nova limpeza; o preenchimento e colmatação de trincas e lacunas; o nivelamento do suporte e a reintegração cromática pontual, seguida da proteção com aplicação de ceras específicas.
Durante o decorrer dos trabalhos estaremos postando mais fotos e detalhes. Aguardem.
Sérgio Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário