6 de mar. de 2012

RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE SÃO JOÃO DE BAIXO - SÃO JOÃO DA URTIGA - RS.

Em  fevereiro de 2012, iniciamos os trabalhos de conservação, intervenção e restauro das pinturas parietais em escaiola da Igreja de São João de Baixo, patrimônio histórico tombando na cidade de São João da Urtiga - RS. 
Este trabalho faz parte das obras completas de restauração deste patrimônio histórico, numa parceria do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e  Prefeitura Municipal de São João da Urtiga, sendo que a recuperação arquitetônica está a cargo da empresa ATM Construções Ltda., de Esteio-RS.

O  edifício, com características românico tardio, tem o ecletismo comum que são encontradas em nossas igrejas, o que notabiliza o aproveitamento de várias tendências e idéias, acabando por formar uma estética própria e até agradável; dando seriedade e leveza nos arcos, ora plenos, ora ogivais, e constituindo assim obras únicas e bonitas. Teve sua construção iniciada em 1951, em honra a Cristo Rei e, inaugurada em março de 1955.

Com bastante deterioração de seus revestimentos, o restauro vem dar a estabilidade necessária a esta importante obra gaúcha, marco de um povo empreendedor que busca conservar seu passado, pois o lugar está destinado a se tornar um Centro de Eventos Populares, com romarias e festividades diversas promovendo a cultura, culinária e tradição do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira fotos  das ações de restauro.













Aspectos finais da restauração das escaiolas











Neste início de 2013 as obras completas de restauração estarão concluídas, podendo assim ser entregue à população urtiguense um precioso patrimônio religioso, cultural e artístico; o qual demarcará um nova era nesta  região, aliando a conservação de sua história ao progresso eminente dos gaúchos serranos.






Sérgio Pimentel

Um comentário:

  1. Sergio as fotos da igreja e da Santa ficaram bonitas, um abraço do teu amigo Elias.
    Espero que possamos trabalhar juntos novamente.
    Elias Bauer, Mestre de obra de restauro
    ATM construções LTDA.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

Casa Rosa -Restauro Pintura Parietal Decorativa

  CASA ROSA - RESTAURO DE PINTURA PARIETAL DECORATIVA MOCOCA - SP. PDF - Acesse o link aqui Youtube - Acesse o link p...

Postagens populares