RESTAURAÇÃO DA IMAGEM "EL SAGRADO CORAZÓN DE JESÚS"
Origem
Estas imagens são oriundas da cidade de OLOT, da província de Catalunha, Espanha. A história da fabricação destas peças começa em 1880, com a sociedade de "Vayreda i Berga", fundando a primeira oficina de escultura chamada de "El Arte Cristiano", a qual no início fabricava e pintava imagens de gesso e madeira; sendo que também importavam imagens francesas do estilo chamado "Saint Sulpice"
Em 1884, El Arte Cristiano viria a revolucionar a indústria de imaginária religiosa com o uso de um novo material para fundição de suas esculturas. Tratava-se de uma pasta chamada de "cartòn madera" (cartó fusta), uma liga de pó de madeira, serapilheira (pano tipo juta), cola de cartilagem de peixe e breu. Esta mistura- muito leve e resistente - era fundida em moldes de gelatina; depois desenformada e trabalhada com as acabamentos de pintura e douração, além de permitir captar toda riqueza de detalhes dos originais.
A princípio as imagens religiosas feitas com este material não foram aprovadas pela Igreja Católica, por não considerá-las de "feitura com material venerável e nobre", até que em 1887, através de um decreto eclesiástico foi aprovado o seu uso nas igrejas.
As fábricas de imagens religiosas se multiplicaram em OLOT, sendo que no final do século XIX já havia cerca de quarenta oficinas especializadas nesta técnica e com grande exportação para o mundo todo; destacando-se as oficinas El Sagrado Corazón; Las Artes Religiosas; El Renacimiento; El Arte Olotense; El Buen Pastor; El Immaculado Corazón de Maria e El Arte Católico, estas não mais existentes por junção à outras fábricas ou por encerramento de atividades.
O panorama político da Espanha no início do século XX, com a implantação da República (1931); com a subsequente Guerra Civil Espanhola (1936/1939); iniciou-se uma derrocada nas atividades das oficinas de OLOT, culminando numa confusa crise de "centralização do Cristo" e remoção das imagens de santos não canonizados das igrejas, segundo normas do Concílio Vaticano II (1962/1965) e, até os santos canonizados também entraram no rol do esquecimento.
Atualmente são poucas as oficinas ainda existentes, entre elas a San Antoni Maria Claret; Stylart; Artesiana Juvanteny i Dimosa; Arte Nuevo Olot S.I. sendo que aliam técnicas antigas e novas na fabricação de belas imagens de arte sacra; principalmente a El Arte Cristiano que deu origem a tudo.
O restauro de uma imagem olotiana: "El Sagrado Corazón de Jesús"
No início de 2015, o Educandário Nossa Senhora do Amparo, instituição educativa-religiosa da cidade de Amparo, Estado de São Paulo /Brasil, enviou-nos para a avaliação de restauro uma imagem representando o Sagrado Coração de Jesus.
Ao primeiro olhar e, por já ter restaurado outras imagens espanholas, identifiquei como uma peça espanhola olotiana, comprovada pelo selo de latão existente no verso da imagem.
Abaixo alguns aspectos do processo de avaliação de danos e de intervenção e restauro.
Denominação: El Sagrado Corazón de Jesús
Identificação: Imagem confeccionada em pasta cartón madera
Medidas: Imagem: 0,76 cm Base de madeira: 0,24x0,04x0,24 cm (LAP)
Datação: 1º Cartel do século XX
Fabricante: Las Artes Religiosas - "José J. Sacrest y C.ª "
Origem: OLOT; Girona, Espanha
Procedência: Educandário Nossa Senhora do Amparo - AMPARO-SP/BRASIL
No início de 2015, o Educandário Nossa Senhora do Amparo, instituição educativa-religiosa da cidade de Amparo, Estado de São Paulo /Brasil, enviou-nos para a avaliação de restauro uma imagem representando o Sagrado Coração de Jesus.
Ao primeiro olhar e, por já ter restaurado outras imagens espanholas, identifiquei como uma peça espanhola olotiana, comprovada pelo selo de latão existente no verso da imagem.
Abaixo alguns aspectos do processo de avaliação de danos e de intervenção e restauro.
Denominação: El Sagrado Corazón de Jesús
Identificação: Imagem confeccionada em pasta cartón madera
Medidas: Imagem: 0,76 cm Base de madeira: 0,24x0,04x0,24 cm (LAP)
Datação: 1º Cartel do século XX
Fabricante: Las Artes Religiosas - "José J. Sacrest y C.ª "
Origem: OLOT; Girona, Espanha
Procedência: Educandário Nossa Senhora do Amparo - AMPARO-SP/BRASIL
Selo do fabricante (placa de latão)
Levantamento de danos
Estado de conservação: Partes estruturais boas / Base refeita em madeira e colada com pó de madeira e cola branca - pelo peso e percussão há indícios de preenchimento da base com material sólido ou cimentício / Sujidades; escoriações com perda de material; fissuras de diversos tamanhos por toda imagem -oriundas de movimentação do material de origem face ao meio ambiente. / A mão esquerda apresenta falta do dedo polegar - o dedo indicador está quebrado na altura da falange proximal - falta de partes (falanges média distal) do dedo médio e - parte (falange distal) do dedo anular / O olho direito (de vidro) apresenta ranhuras com pequenas perdas de material / Toda a imagem foi repintada em intervenção anterior (cabelos, carnação, vestes e base) inclusive com perda de douração ornamental original / Na parte posterior, na altura da nuca existem dois orifícios de aproximadamente 0,03mm de diâmetro, separados em 0,02 cm, que serviriam para fixação de resplendor (não constante junto com a imagem).
Nestas fotos podemos ver o estado de conservação acima descrito, sendo que observamos que, não só nesta imagem, como em outras olotianas deste material (cartón madera), existem um tendência grande ao aparecimento de pequenas fissuras pelo excesso de ressecamento do material face ao meio ambiente brasileiro (clima tropical), contrário de OLOT-Espanha, local de sua fabricação, onde a UR (umidade relativa do ar) é sempre alta e com constante precipitação pluvial e clima bem ameno, numa média de 15º C.
Procedimento de intervenção de restauro
Intervenção de restauro
Limpeza de toda sujidade / Remoção química e mecânica das repinturas / Preenchimento e nivelamento das escoriações, fissuras e lacunas / Reconstituição das partes faltantes da mão esquerda / Reintegração cromática e uniformização da pintura e da douração / Aplicação de cera microcristalina de restauro como proteção.
Na reconstituição das partes faltantes da mão esquerda, os dedos foram estruturados com a fixação de arame de cobre recobertos com uma pasta composta de materiais similares ao original, preparado com cola animal (coelho); pó fino de madeira (usamos o cedro); csrbonato de cálcio; sisal moído e breu. Após secagem fizemos o nivelamento com uma fina pasta de carbonato de cálcio, gesso cré e cmc (cetilmethilcelulose).
Imagem restaurada
As imagens olotianas, são sem sombra de dúvida, uma preciosidade da arte sacra espanhola, marcando um período de grandes transformações na confecção, industrialização e distribuição destes "santos" para todo o mundo.
Maiores detalhes destas imagens no Brasil (importação, localizações, registros, etc) é objeto de um estudo que estou a desenvolver e que brevemente estarei publicando.
Francisco Pimentel
Todas as imagens de Olot tem esse selo na peça, mesmo sendo de gesso?
ResponderExcluirAs maioria das imagens confeccionadas nesta época tinha um selo metálico de "identificação do fabricante" ou das "oficinas de fundição estatuária" autorizadas, podendo ser de gesso ou de "cartòn madera" (OLOT). Já as imagens francesas eram de madeira ou gesso, estas últimas com selos idenficadores.
ResponderExcluirVeja neste blog, no Arquivo do Blog: 2011 - o tópico: Nossa Senhora das Dores - Imagem francesa.
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